Secretaria de Educação divulga classificados para próxima etapa de seleção para a Escola do Teatro Bolshoi

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Divisão de Educação Física, Saúde e Esporte Escolar (Defise), divulgou nesta quinta-feira (16) que foram avaliadas 1.744 crianças na 1ª fase do processo seletivo dos alunos da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa interessados em estudar na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville. A seleção aconteceu nos meses de abril e maio deste ano.

“Desse quantitativo foram classificados 770 alunos para a 2ª fase. A cada ano esses números só aumentam. Lembro que em 2021 quando o prefeito Cícero Lucena retomou esse projeto que estava parado tivemos apenas 457 crianças inscritas nesta 1ª fase. Ao ver os números de agora fico até emocionada por estarmos crescendo a cada ano e oportunizando essas crianças de realizaram um sonho que é estudar na melhor escola de balé do Brasil”, disse com orgulho a secretária da Educação, América Castro.

Nos dias 23, 24 e 25 deste mês de maio será realizada a 2ª fase da seleção que irá acontecer nos turnos da manhã e tarde no Centro Escolar de Atividades Pedagógicas Integradoras (Cemapi), em Mangabeira.

No último dia da 2ª fase também haverá a repescagem para selecionar os 20 participantes que irão viajar para a etapa final, que acontecerá em Joinville no mês de outubro.  

“As crianças agora serão avaliadas por representantes da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, onde serão analisadas a flexibilidade, impulsão, coordenação motora, musicalidade, parte física para ver se realmente a criança atende as exigências da Escola, além do interesse do aluno. Eu aproveito para agradecer a todos da Secretaria de Educação que se empenharam e aos profissionais das escolas da rede”, disse com alegria a representante da Escola do Teatro Bolshoi em João Pessoa e coordenadora do processo seletivo da Sedec, Fernanda Albuquerque.   

Parceria – Atualmente, 14 alunos da Rede Municipal de João Pessoa estudam na Escola Bolshoi, em Joinville, graças a uma parceria entre a Escola do Teatro Bolshoi e a Prefeitura. Uma parceria que teve início em 2003, durante a primeira gestão do prefeito Cícero Lucena, e retomou em 2021.