Programação com ações educativas da Semob-JP tem curso de pilotagem segura para motogirls

Dando continuidade às atividades educativas do Maio Amarelo, mês de conscientização por comportamentos prudentes para evitar sinistros e vítimas no trânsito, as equipes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) seguirão, nesta semana, com abordagens a públicos diversos. Entre as atividades está um curso básico de pilotagem para ‘motogirls’, que são mulheres que pilotam motocicletas para fazer entregas e/ou deslocamento de passageiros.

No total, serão promovidas oito ações distintas até a próxima sexta-feira (18), em locais como escolas públicas, instituições privadas e no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena. De acordo com Expedito Leite Filho, superintendente de mobilidade urbana, estas atividades são essenciais para alertar as pessoas, de forma presencial, a cerca da responsabilidade que cada uma tem pela manutenção da segurança viária da cidade.

“Todos os dias, nossos educadores de trânsito estão empenhados e abordam desde crianças em escolas a pessoas acidentadas em hospitais. São feitas orientações verbais, mas também, são distribuídos materiais pedagógicos que auxiliam de forma didática nesta conscientização, que deve ser praticada por cada um de nós”, ressaltou Expedito Leite Filho.

Curso – Gilmara Branquinho, chefe da Divisão de Educação para o Trânsito (Died/Semob-JP), explica que um dos grandes desafios é justamente os sinistros de trânsito relacionados a condutores de motocicletas e, com isso, nesta terça-feira (14), haverá um curso específico de pilotagem segura para motogirls, às 13h, na sede da Semob-JP .

“Segundo levantamento do Comitê de Estudos e Monitoramento dos Acidentes de Trânsito de João Pessoa, no ano passado, foram registrados pelo Samu 4.829 sinistros de trânsito na cidade, dos quais, 1.168 envolveram mulheres e motocicletas, tanto como condutoras quanto como passageiras. Com isso, vamos realizar este curso de forma direcionada para evitar que outras ocorrências venham a acontecer”, ressaltou.

Programação – Nesta segunda-feira (13), as equipes da Died estiveram na Escola Estadual Fernando Vieira, no bairro dos Ipês, e realizaram uma palestra no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB).