Museu do Folclore marca presença na 22ª Semana de Museus

Avelino Israel


Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O Museu do Folclore de São José dos Campos está entre os mais de 1.080 museus e instituições culturais e educativas do Brasil que participam da 22ª Semana Nacional de Museus. A programação acontece de hoje (13) a domingo (19), com o tema “Museus, educação e pesquisa”.

A participação do Museu do Folclore será concentrada no domingo (19), com uma edição especial do Museu Vivo, das 14h às 17h, que prevê, entre outras atividades, a exibição gratuita do filme de curta metragem (12 minutos) “Xangrilá – A História do Quinzinho Viola”, com a presença do protagonista Joaquim Inácio Filho.

A Semana de Museus é organizada anualmente pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) para celebrar o Dia Internacional de Museus (18 de maio). Confira aqui a programação completa da região Sudeste.

Ideal de vida

O artista visual Yuri Garfunkel documentou e ilustrou o filme| Foto: Divulgação

O curta-metragem narra a história de migração de Quinzinho Viola em busca de seu ideal de vida. Poeta e violeiro do distrito de São Francisco Xavier, Quinzinho foi criado na zona urbana de Caçapava e sempre procurou estar em contato com sua identidade caipira, a natureza e as coisas simples.

O filme foi documentado e ilustrado pelo artista visual, músico e educador Yuri Garfunkel, que também compôs a trilha sonora. A direção é de Mário de Almeida, com roteiro de Rogério Faria.  

Após a exibição do filme, Yuri comandará uma roda de conversa com Mário de Almeida, Joaquim Inácio, Rogério Faria, o padre Paulo Morais e o violeiro Rafael Gonzá. Na sequência haverá uma roda de viola.

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo gerido pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos. Ele está instalado no Parque da Cidade desde 1997.

 

Museu do Folclore de SJC

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana

(12) 3924-7354

www.museudofolclore.org

 


MAIS NOTÍCIAS

Fundação Cultural Cassiano Ricardo