Cidade do Rio tem 2 milhões de mães, que representam quase 65% das mulheres cariocas – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro tem 1,97 milhão de mulheres que são mães. Esse número representa 64,7% de todo o grupo feminino na capital. O levantamento foi feito pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDUE), com base nos números Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE.

Se considerada a escolaridade, enquanto 64,6% das mães têm o ensino médio completo, no grupo de mulheres sem filhos a taxa é de 72,9%. Essa diferença na escolaridade pode estar relacionada à idade, visto que as gerações mais novas apresentam maior escolaridade do que às mais velhas.

A renda domiciliar per capita das mães é ligeiramente maior (R$ 3.585) se comparada à renda das cariocas sem filhos (R$ 3.371), em valores atuais.

– O Rio atingiu, no ano passado, 3,3 milhões de pessoas ocupadas, sendo quase 50% mulheres desse total. É fundamental que a gente continue trabalhando para dar ainda mais oportunidade às mulheres e suporte às que são mães, para que elas possam trabalhar e seguir suas carreiras, sabendo que seus filhos estão estudando ou sendo bem cuidados – declarou Chicão Bulhões, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico.

Os dados das Estatísticas do Registro Civil do IBGE, também compilados pela SMDUE, apontam ainda que o número de registros de nascimentos na cidade do Rio de Janeiro, em 2022, foi de 64 mil. Desse total, 6 mil nascimentos (9,4%) foram de filhos de mães jovens, com menos de 20 anos; 29,7 mil nascimentos (46,4%) de filhos de mães na faixa etária de 20 e 29 anos; 24,4 mil nascimentos (38,2%) de filhos de mães de 30 a 39 anos; e 3,7 mil nascimentos (5,9%) de filhos de mães com 40 anos ou mais.

Categoria:

  • 12 de maio de 2024
  • Marcações: Dia das Mães IBGE mulheres smdue