Prefeitura inicia aulas de Português e Matemática do Programa Progressão Parcial de Estudos

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), iniciou, neste sábado (11), as aulas da 2ª edição do ‘Programa Progressão Parcial de Estudos’, que permite uma revisão dos conteúdos aos alunos da rede municipal de ensino, que tiveram dificuldades na aprendizagem das disciplinas de Português e Matemática no ano de 2023. O programa terá duração de cinco semanas, sempre aos sábados, em duas escolas polos localizadas em Mangabeira (Escola Municipal Luiz Vaz de Camões) e em Cruz das Armas (Escola Municipal Zulmira de Novais).

“O aluno, às vezes, tem uma dificuldade em certa disciplina, então para a gente não reprovar o aluno, temos em João Pessoa uma diretriz, acompanhada pelo Conselho Municipal de Educação, que permite que tenha dependência de disciplinas e possa fazer uma recomposição da aprendizagem. Durante o ano letivo ele tem a recuperação bimestral, a recuperação contínua e quando chega no final do ano, quando por algum motivo ele não se foi bem em uma disciplina, ele tem a oportunidade ainda de passar de ano e continuar com essa recomposição da aprendizagem naquela disciplina que ele não conseguiu avançar”, explicou a secretária de Educação de João Pessoa, América Castro.

“Para o aluno isso é muito bom, porque eles conseguem passar para o ano seguinte, e ainda assim revisar, fazer a recomposição do aprendizado em uma disciplina específica. Em nossa rede é possível ser até três disciplinas. Com o programa, proporcionamos ao aluno um tempo pedagógico maior, para que tenha um aprofundamento maior daquela disciplina e a criança não fique desestimulada em perder um ano e não acabe, lá na frente, por conta disso, abandonando os estudos”, concluiu a secretária.

Precisam passar pelo programa cerca de 1.300 alunos do ensino fundamental – anos finais, de 60 escolas da rede municipal. Para um ensino mais direcionado, os alunos foram divididos em grupos, de acordo com a região das escolas. Neste primeiro grupo, estão inseridos 610 estudantes matriculados em escolas dos polos 1, 2, 3, 4 e 9. Os demais alunos, dos polos 5, 6, 7 e 8 participarão do programa em julho.

Entre os alunos que iniciaram os estudos neste sábado está Letícia Pereira, de 14 anos. A aluna da Escola Municipal Olívio Ribeiro Campos, dos Bancários, conta que sempre teve dificuldade em matemática. “Eu estudei bem ano passado, mas matemática é muito difícil pra mim e acabei não passando, então vou fazer as aulas para conseguir pegar a disciplina com mais calma e aprender melhor este ano”, conta a aluna do 8° ano.

Para o curso, todo o material é preparado pelos professores da rede que usam uma metodologia ativa e participativa, que busca escutar mais de perto a necessidade de aprendizagem que esses estudantes têm e podendo incidir pedagogicamente sobre elas. Estão envolvidos no programa 20 professores, além dos coordenadores das áreas dos componentes curriculares.

A primeira edição do Programa Progressão Parcial de Estudos aconteceu em 2023. Este ano, em janeiro, dentro do Curso de Verão, foram ministradas as disciplinas de Geografia, História, Ciências, Artes, Inglês e Educação Física.