Agência Minas Gerais | Governo de Minas realiza missão nos EUA em busca de novos investimentos e apresenta resultados de um ano do Vale do Lítio

Uma comitiva do Governo de Minas, chefiada pelo governador Romeu Zema cumpre, entre os dias 11/5 e 18/5, agendas oficiais nos Estados Unidos, em Nova Iorque, Wayne (Pensilvânia) e Washington. O objetivo da missão internacional é prospectar novos investimentos para a cadeia de produção do lítio no estado e buscar novas parcerias entre empresas americanas e Minas Gerais, gerando emprego e renda para os mineiros.

Na agenda, um evento especial vai mostrar resultados da transformação socioeconômica na região do Vale do Jequitinhonha trazida pelo projeto Vale do Lítio, lançado em maio de 2023 na Nasdaq, maior bolsa de valores do mundo em negócios de tecnologia e inovação, localizada em Nova Iorque. A iniciativa acaba de completar um ano.

Ao longo da missão, a comitiva mineira também participará de reuniões e eventos com empresários e investidores norte-americanos, com o objetivo de formalizar novas parcerias de investimentos entre Minas Gerais e os EUA. Os encontros ainda representam uma oportunidade para promover o Destino Minas Gerais, potencializando a geração de empregos.

Missão internacional

A série de compromissos nos Estados Unidos faz parte do programa de atração de investimentos do Governo de Minas que, a cada ano, aprimora os seus resultados, gerando desenvolvimento e empregos em todo o estado.

Desde 2019, a atual gestão atraiu R$ 409 bilhões de recursos privados para 713 projetos instalados em 270 municípios mineiros.

Acompanham o governador Romeu Zema nesta missão internacional os secretários de Estado da Casa Civil (SCC), Marcelo Aro, de Desenvolvimento Econômico (Sede), Fernando Passalio; de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Pedro Bruno; o diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga; e o presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe.