Prefeitura de João Pessoa troca experiência em boas práticas em gestão pública com município de Pedras de Fogo

Intercâmbio

Prefeitura de João Pessoa troca experiência em boas práticas em gestão pública com município de Pedras de Fogo


02/05/2024 |
19:00 |
31

As ações de boas práticas em gestão pública, desafios e metodologia de trabalho da equipe da Controladoria Geral do Município de João Pessoa (CGM-JP) foi pauta da reunião com representantes da Prefeitura de Pedras de Fogo. O encontro foi nesta quinta-feira (2), onde o controlador geral de João Pessoa recebeu o controlador interno de Pedras de Fogo. Na ocasião, foram disponibilizadas as orientações normativas da CGM-JP.  

O controlador geral do Município, Diego Fabrício, destacou que a Prefeitura de João Pessoa está sempre à disposição para debater boas práticas em gestão pública. “João Pessoa tem se destacado em nível nacional e local em transparência e isso tem atraído muitas prefeituras em querer conhecer nossa metodologia de trabalho. Isso muito nos orgulha e temos o prazer em receber quem queira disseminar boas práticas, aprender com a gente e nos ensinar também para que possamos criar um ambiente muito rígido e que tenhamos respeito aos recursos da sociedade e, assim, até promover um país e Estado melhor fomentando o controle social e a transparência”, destacou.  

Para Diego Fabrício, os gestores estão cada vez mais compreendendo a Controladoria como uma aliada e não um problema. “É preciso derrubar o estigma que controladoria traz problema para a gestão. Nossa função é apontar o risco e a solução. É preciso ter uma relação tranquila e educativa, lógico que nem sempre é possível anuir tudo. É necessário que o chefe do setor executivo confie nas orientações do Controle Interno e essa confiança surge com o diálogo. Na CGM-JP emitimos alertas de risco, realizamos auditoria e emitimos nota técnica”, completou.  

Atos Soares, controlador interno de Pedras de Fogo, ressaltou a importância do encontro. “Temos muito que aprender com a Controladoria de João Pessoa e fortalecer o controle interno em nosso município, tendo em vista que implementamos nossa controladoria em 2021 e ainda temos muito que avançar. Desse encontro, certamente, aplicaremos muitos dos ensinamentos aqui adquiridos”, avaliou.