57ª Semana do Tropeiro terá exposições no Pátio Cianê Shopping a partir desta quarta-feira (1) – Agência de Notícias



30 de abril de 2024

17:15

Por: Evelyn Azevedo

As famílias sorocabanas poderão conferir, a partir desta quarta-feira (1), três exposições do projeto “Estrada da Querência em Sorocaba – No rastro das tropas”, da produtora Angeles Paredes Toral, no Pátio Cianê Shopping, localizado no Centro. A mostra gratuita faz parte da programação especial da 57ª Semana do Tropeiro, tradicionalmente celebrada em Sorocaba, e poderá ser visitada no Piso 1, do Bloco B do empreendimento, até o dia 31 de maio.

A iniciativa é realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), com o apoio do shopping, e têm como objetivo aproximar a população da cultura tropeira, mantendo viva a memória a respeito do desenvolvimento da cidade por meio do tropeirismo regional. Desde o século XVII até o início do século XX, os tropeiros foram responsáveis pela circulação de produtos destinados à exportação e pelo abastecimento das regiões interioranas.

O projeto é composto por três exposições: “Pouso tropeiro”, “O tropeiro nas artes visuais” e “Cotidiano do tropeirismo”, viabilizadas pela Secult, por meio da Lei Paulo Gustavo, iniciativa do Ministério da Cultura, regulamentada pelo Decreto Federal nº 11.525/2023.

A mostra “Pouso tropeiro” é montada com as traias e utensílios utilizados pelos tropeiros nas viagens e nos pousos, contando, ainda, com audiodescrição, permitindo que pessoas com deficiência visual também possam tocar nos elementos expostos.

“O tropeiro nas artes visuais”, que também possui o recurso de audiodescrição, apresentará obras de pintores sorocabanos reconhecidos, como Mário Mattos, Ettore Marangoni, entre outros, que fazem parte do acervo da Prefeitura de Sorocaba e do historiador Sérgio Coelho de Oliveira, colecionadas ao longo de décadas.

Já “Cotidiano do tropeirismo” expõe as famosas facas sorocabanas e outros objetos em prata, da coleção particular do CEHICAT (Centro de Estudos Históricos Caminho das Tropas), em expositores de vidro em um espaço fechado.

O projeto “Estrada da Querência em Sorocaba – No rastro das tropas” tem como produto final um registro audiovisual de pesquisa histórica de Sérgio Coelho de Oliveira, realizada no trecho compreendido na Estrada de Querência, no bairro Genebra, que fazia ligação entre São Paulo, Itu e Campinas. O local era passagem de tropas e travessa de outra estrada, não menos importante, que é a Estrada do Império.

Escolas interessadas em agendar uma visita monitorada podem entrar em contato com a responsável Angeles Paredes Toral pelo e-mail: aparedestoral@gmail.com. As exposições gratuitas poderão ser vistas de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 12h às 20h. O Pátio Cianê Shopping está localizado na Avenida Afonso Vergueiro, 823, no Centro, ao lado do Terminal Santo Antônio.