Praça em Magalhães Bastos é entregue à população revitalizada – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Conservação, entregou para a população carioca mais uma área de lazer totalmente reurbanizada. Nesta quarta-feira, foi reinaugurada a Praça General João Severiano da Fonseca, em Magalhães Bastos. Localizada próximo à Rua Adilson Santos Ferreira, a praça ganhou uma quadra poliesportiva, um conjunto de aparelhos de ginástica e uma Academia da Terceira Idade, entre outras melhorias. O investimento foi de R$ 410 mil.

– Mais uma entrega importante, é muito bom ver a garotada feliz. É um espaço para diversão, lazer e de convivência para as famílias. Era uma área que não tinha uso e que agora tem a criançada presente e a família junto, em mais uma revitalização de área pública realizada pela Prefeitura que a população poderá aproveitar – ressaltou o secretário municipal de Conservação, Marco Aurélio Regalo.

Ao longo de três meses de obras, a praça recuperou a sua vocação como espaço de descanso e diversão ao ar livre. Para a prática de esportes, foi implantada uma quadra poliesportiva com alambrados e rede de proteção, trazendo mais segurança para crianças e adultos. Quem gosta de se exercitar em espaço aberto pode escolher entre um conjunto de aparelhos de ginástica, com barra paralela, duas pranchas abdominais e uma barra dupla, e uma Academia da Terceira Idade. E as crianças contam com um espaço só delas, onde foram instalados um escorrega duplo, um balanço, uma gangorra, uma escalada, um trepa-trepa, além da recuperação dos brinquedos de madeira já existentes, instalados pela Comlurb, e da aplicação de saibro arenoso no piso do parquinho.

– A reforma da Praça General Severiano é uma promessa antiga, desde o tempo em que foi inaugurada a Transolímpica. A população da comunidade do Curral e de outras próximas daqui está muito feliz com essa entrega – disse o subprefeito da Grande Bangu, Robson do Chocolate.

O projeto de reurbanização da praça incluiu a instalação de um quiosque, 12 bancos em concreto e quatro conjuntos de mesas de jogos e bancos em concreto. Também foram executados os serviços de assentamento de piso intertravado, construção e recuperação de calçadas em concreto, plantio de grama amendoim nas golas das árvores, instalação de bicicletários, implantação de rampas de acessibilidade e piso de concreto armado.

O estudante João Victor Oliveira Santos, de 16 anos, estava eufórico com o novo espaço de lazer. Morador de Coelho Neto, ele diz que finalmente encontrou uma quadra para praticar basquete, seu esporte preferido.

– Eu tenho um grupo de amigos que jogam basquete, o que não é muito comum de ser, normalmente o pessoal gosta mais de futebol e de vôlei. E o lugar mais perto que tem para a gente jogar fica em Sulacap. Passando de ônibus por aqui, eu vi que estavam construindo uma quadra. Aqui é bem melhor, porque além de ser mais perto é tudo novinho, tem até a marcação no chão, o que outras quadras não têm, a gente precisa adivinhar as marcações – disse João Victor, que estuda no Pedro II, colégio que fica perto da praça.

A ação na Praça General João Severiano da Fonseca teve o apoio da Comlurb, que podou as árvores, instalou papeleiras e atuou no roçado dos canteiros de grama e na limpeza geral, e da Rioluz, que instalou luminárias de LED, modernizando a iluminação do local.

 

Categoria:

  • 1 de maio de 2024
  • Marcações: academia Magalhães Bastos praça quadra Revitalização