Agrishow: Programa Rotas Rurais já colocou mais de 310 mil propriedades no mapa





Com apoio do Google, programa criado pela Secretaria de Agricultura leva dignidade às populações rurais por meio do endereçamento digital



Geolocalizar todas as propriedades rurais do estado é o objetivo do Programa Rotas Rurais, do Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo. Desde que foi lançada, a iniciativa já cadastrou o endereço de mais de 310 mil estabelecimentos rurais e colocou no mapa mais de 57 mil quilômetros de estradas rurais.

Durante a Agrishow 2024, os produtores rurais interessados em fazer parte do programa da SAA, podem contar com assistência técnica da equipe de coordenação do Rotas Rurais. Vale destacar que a iniciativa foi premiada pelo Gov Summit 2023 na categoria “Excelência no uso de Location Intelligence na Gestão Pública” e também levou o prêmio Eu Esri 2022.

O programa é realizado em parceria com o Google e promove cidadania, infraestrutura, segurança e acesso a serviços pela população do campo. Além do endereço codificado, a plataforma disponibiliza mapas logísticos e roteadores interativos, que permite a localização das rotas de acesso às propriedades, promovendo mobilidade, conectividade, segurança e transformação social.

O principal foco do programa é levar mais mobilidade e, consequentemente, competitividade aos produtores paulistas, como destacou a coordenadora do Rotas Rurais, Priscilla Fagundes. “Trata-se de um programa pioneiro: São Paulo é o primeiro estado do Brasil a endereçar a zona rural, levando assim mais cidadania à população do campo. Estimamos que aproximadamente 2 milhões de residentes da zona rural foram beneficiados pelo programa até agora”, afirma Priscila.

Segundo o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai, o Rotas Rurais, além de levar dignidade, possibilita melhor conhecimento do território. “O programa é resultado de uma política pública que aumenta a interação entre produtores e consumidores, fazendo a diferença na vida das pessoas”, afirma Piai.

“Endereçamento não é localização. O nosso diferencial é gerar endereçamento e, mais do que isso, nosso sistema é o único no mundo capaz de rotear. Geramos um hub de dados, o maior do Brasil em agronegócio. Apenas um terço da população mundial tem endereço fixo, por isso, estamos desenvolvendo inteligência artificial para algoritmos realizarem endereçamento”, destaca a coordenadora do Programa, Priscilla Fagundes.

Agrishow

Mais de 800 marcas nacionais e internacionais apresentam as últimas novidades em tecnologia, inovação e tendências para o agronegócio na 29ª edição da Agrishow, que acontece até o dia 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP). Em 520 mil metros quadrados de feira, os expositores investem todos os anos para apresentar aos visitantes as soluções mais modernas para auxiliá-los no dia a dia do campo. São esperadas mais de 195 mil pessoas neste ano.