Emoção e talento encantam público no Festival de Ginástica Artística do Campeões do Amanhã

Um espetáculo de talento e movimento encantou o público presente nas arquibancadas do Ginásio do Unipê, neste sábado (27), durante o Festival de Ginástica Artística promovido pela Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer). O evento que reuniu 90 alunos da iniciação e da escolinha projeto Campeões do Amanhã, marcou a abertura dos eventos da modalidade na temporada.

Além das coreografias no solo, os ginastas fizeram apresentações de salto e trave. “O evento superou as nossas expectativas na beleza das apresentações e na presença de público. Esse festival possibilita que os pais e familiares possam acompanhar de perto as apresentações e assim, ver a evolução das crianças e adolescentes, além claro, da importância para os alunos”, disse a profissional de educação física, Maria do Socorro Ribeiro Viana.

O secretário de Juventude, Esporte e Recreação, Kaio Márcio, disse que o projeto está formando equipes de competição, por isso é importante a realização de festivais e torneios, além da integração, disciplina e promoção do bem-estar entre os participantes.

“Estamos chegando no terceiro ano do projeto Campeões de Amanhã – hoje temos 17 modalidades e mais de cinco mil crianças inseridas nas atividades. Vislumbrando competições, até internacionais, competições nacionais importantes – o projeto está andando muito rápido, estamos formando uma equipe multidisciplinar de alto desempenho para acompanhar esses atletas”, destacou o secretário.

O diretor de Juventude da Sejer, Clizaldo Luiz Maroja, lembra que a ginástica artística se fortalece a cada dia e que hoje é uma das principais modalidades da gestão. “Através de um espaço exclusivo para modalidade, com todos os equipamentos necessários, e trabalhando para melhorar ainda mais. Hoje, trabalhamos com um número limite por turma para que esse desenvolvimento seja realizado com qualidade”, explicou.

O Unipê e a Prefeitura de João Pessoa trabalham juntas desde o início da atual gestão do prefeito Cícero Lucena, em 2021. Após mais de três anos, os resultados obtidos fortalecem e vão além das aulas e das disputas nos ginásios, como explica a coordenadora do curso de Educação Física da instituição, Silvana Nóbrega.

“Principalmente para o curso do Unipê. Os nossos alunos são treinados e têm a oportunidade de acompanhar e trazer qualidade nessa vivência do curso, através de um trabalho extensivo que fazemos junto à Prefeitura. Hoje, essa junção nos engrandece ainda com as modalidades de futebol, natação, jiu-jitsu, voleibol e assessoria de corrida”, disse.

Disciplina e qualidade de vida – Suelen Kivia, mãe de Maria Clara Ferreira, de sete anos, comemora os avanços da atleta de ginástica artística no esporte, tanto com foco na modalidade quanto na promoção da saúde e desenvolvimento. Ela disse que já são dois anos acompanhando a filha, acumulando experiências e aprendizado.

“Para toda criança, independente da idade, o esporte é muito importante. A disciplina, o foco dela, o desenvolvimento físico e mental, tudo isso a gente observa. É um projeto da Prefeitura, que ajuda muita gente, às vezes tem pessoas de baixa renda, que não teriam outra oportunidade de colocar o filho ou a filha em uma atividade. E o incentivo e cuidado dos professores também, é algo que nos deixa muito felizes”, agradeceu.