514 famílias da Zona Norte de Sorocaba recebem títulos de propriedade de seus imóveis – Agência de Notícias



26 de abril de 2024

19:03

Por: Secom

Fotos: Renan Tonet/Secom

Após décadas de espera, 514 moradores do Conjunto Habitacional Herbert de Souza, localizado na Zona Norte de Sorocaba, receberam, na tarde desta sexta-feira (26), na quadra poliesportiva da E.M. “Prof.ª Genny Kalil Milego”, o título de propriedade de seus imóveis.

Realizada pelo Governo do Estado, com apoio da Prefeitura de Sorocaba, a cerimônia de entrega reuniu autoridades municipais e estaduais, e foi marcada pela comemoração e emoção das famílias. A partir da emissão desse documento, os cidadãos passam a ser legalmente proprietários de seus imóveis.

A iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), por meio do programa Cidade Legal e da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), é o reconhecimento pelo esforço das famílias que pagaram por anos as parcelas de financiamento e ainda não tinham o título de propriedade do imóvel.

Nascida em Espírito Santo do Turvo (SP), a aposentada Marilene de Paula, que mora no Conjunto Habitacional Herbert de Souza desde 1997 e há cinco anos quitou o seu financiamento, foi uma das munícipes contempladas. “Estou muito feliz, pois Deus me deu a chance de viver até agora para pegar esse título de propriedade”, afirmou ela, emocionada, ao lado do seu neto Davi Luca de Oliveira Camargo, de 6 anos.

Quase 3 mil títulos de regularização fundiária

A promoção da moradia digna também é prioridade para a Prefeitura de Sorocaba, pois impacta diretamente na saúde e na qualidade de vida da população. Por isso, desde 2021, o Município atua com grandes políticas públicas habitacionais. Uma delas é o programa Casa Digna Sorocaba, que tem como intuito amparar as famílias que mais precisam e viveram à margem da segurança jurídica, com a regularização fundiária.

De 2021 até o momento, foram quase 3 mil regularizações em diferentes núcleos habitacionais de Sorocaba, superando todas as metas estipuladas no Plano Plurianual (PPA). O processo ocorre de acordo com a especificidade de cada núcleo habitacional da cidade. Para isso, o trabalho é feito envolvendo diferentes etapas, até que o imóvel seja registrado em Cartório e o título seja entregue ao cidadão.