Prefeitura realiza Copa Carioca de E-sports na Arena Gamer do Engenhão – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

O campeonato reuniu nove times universitários do Rio que se enfrentaram em duas modalidades: Valorant e CS2 – Divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia e da Coordenadoria de Games e E-sports, ligada à Casa Civil, realizou, neste fim de semana, a Copa Carioca de E-sports 2024, na Arena Gamer da Nave do Conhecimento do Engenhão. O campeonato reuniu nove times universitários do Rio que se enfrentaram em duas modalidades: Valorant e CS2. Esse foi o primeiro grande evento promovido pela Prefeitura na Arena Gamer, a primeira arena pública do país, inaugurada em janeiro deste ano.

Quem levou a vitória no sábado (6/4), no campeonato de Valorant, foi a atlética Clérigos PUC. No CS2, campeonato realizado neste domingo (7/4), o vencedor foi o time da Minerva UFRJ, que venceu a Kraken Unirio na emocionante final, por 2 a 1. Além das duas equipes vencedoras de cada modalidade, participaram do campeonato os times universitários Kraken UniRio, Fenix UERJ, OctoFuria IFRJ, IBETEC, Panteras, FGV e UNIFAA.

– Ficamos muito animados com a realização da Copa Carioca de E-sports. Esse evento mostrou a vitalidade dos games e a importância da Arena Gamer para a cidade do Rio de Janeiro. A mobilização da comunidade universitária, por meio de suas equipes, traz um novo público para a Nave do Conhecimento do Engenhão. São os esportes eletrônicos contribuindo para a inclusão digital – ressaltou a secretária Municipal de Ciência e Tecnologia, Thereza Paiva.

Quem não pôde estar presente teve a oportunidade de acompanhar a competição por canais de streaming, já que o torneio foi transmitido por streamers importantes do segmento e ligados aos jogos, que também fizeram watch parties. O sinal da transmissão foi disponibilizado pela Prefeitura para que os streamers fizessem o “react” ao vivo, de casa. O evento foi apresentado pelos casters William “BlackWill” e Amanda “AMD”.

– Demos um passo importante rumo à democratização das competições gamers. Receber nove atléticas e constatar que possuem um nível profissional de organização é uma alegria. Além das competições estrangeiras que o Rio está acostumado a receber, é importante dar acesso ao carioca a competições e fomentar o cenário local. E é sempre importante divulgarmos e mostrarmos toda a capacidade que oferece a Arena Gamer Pública. Foi um primeiro marco do e-sport local no Rio – disse o coordenador de Games e E-sports da Prefeitura do Rio, Chandy Teixeira.

No sábado, participaram do “watch party” nomes consagrados do Valorant: Vinícius “Fluyr” Menegatti, um dos coaches mais conceituados da modalidade, com 187 mil seguidores; Igor “DK” DrakoNz Fernandes, um dos principais players de Valorant do Brasil, que tem 646 mil seguidores; e Rafael “Pava” Pavanelli, um dos principais streamers de Valorant do país, com 214 mil seguidores.

No domingo, três nomes do CS2 estiveram no “watch party”: Marcelo “Wastzera” Marques, que tem 50 mil seguidores nas redes, Natacha “Nahzinha” Fanganiello, ex-jogadora profissional de CS que atuou como Caster oficial do primeiro Major de CS2 da história e que conta com 288 mil seguidores nas redes, e Luís “Peacemaker” Tadeu, um dos maiores coaches da história do CS:GO brasileiro, que conta com 18 mil seguidores.

– Essa Copa foi uma exeperiência enriquecedora para nós, principalmente por ter sido nosso primeiro torneio do ano. Isso proporciona uma experiência para nossos jogadores, além de ter sido muito importante para o crescimento do nosso cenário, já que não tínhamos um campeonato carioca. Quanto mais investimentos tivermos, mais esse seror irá crescer e terá a agregar – afirmou Victor Spitz, jogador do time Minerva UFRJ, vencedor do domingo.

Como todo bom campeonato, os jogos tiveram narração tradicional para ampliar o público espectador. O evento contou ainda com “player area” para os atletas profissionais e “bolhas táticas”: camarins e área de preparação para que jogadores e treinadores pudessem fazer a preleção antes das partidas.

A Copa Carioca teve início no sábado com abertura da bateria de blocos de carnaval, DezOrganizada FURIA. Além da Copa, o evento promoveu a feira de jogos cariocas, a JOGA RIO, realizado no Espaço Lab, com oito estandes de produtoras que apresentaram ao público presente o potencial da indústria de jogos cariocas.

Categoria:

  • 7 de abril de 2024
  • Marcações: Arena Gamer Copa Carioca de E-sports 2024 e-sports Games Nave do Conhecimento do Engenhão Prefeitura do Rio