Tradicional descida de barco do Rio Sorocaba acontece neste sábado (23) – Agência de Notícias

Pessoas interessadas em participar devem levar sua própria embarcação e fazer a inscrição pelo link: https://tinyurl.com/descidadebarcodoriosorocaba.

A Prefeitura de Sorocaba realiza, neste sábado (23), às 8h30, a tradicional descida de barco do Rio Sorocaba, como parte das comemorações do Dia da Água e o Dia do Rio Sorocaba (22 de março). A atividade terá início na rua da antiga Usina Cultural, na altura do Corpo de Bombeiros da Avenida Dom Aguirre. O grupo percorrerá o trecho entre a Ponte Padre Madureira e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) S1, próximo ao Parque das Águas, em um trajeto de, aproximadamente, 60 minutos.

Promovida pela Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-estar Animal (Sema) e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-Sorocaba), com o apoio e a participação do Corpo de Bombeiros e da Polícia Ambiental, o intuito da ação é sensibilizar a população não apenas sobre a necessidade de preservação tanto dos rios que cortam nossa cidade, quanto dos mananciais, mas também sobre a importância da utilização racional da água, elemento essencial para a vida de qualquer ser vivo.

Pessoas interessadas em participar devem levar sua própria embarcação, como barcos a motor, barcos a remo, canoas, caiaques, botes e pranchas de stand up paddle, além do colete salva-vidas, e fazer a inscrição pelo link: https://tinyurl.com/descidadebarcodoriosorocaba. A Prefeitura de Sorocaba não disponibilizará embarcações para o público.

 

Sobre o Dia Mundial da Água e o Dia do Rio Sorocaba

O Dia Mundial da Água foi estabelecido pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1993, para promover a consciência em todo o mundo sobre a importância deste recurso natural para a promoção da vida saudável no planeta.

Já o Dia do Rio Sorocaba foi instituído pela Lei Municipal nº 5.433/1997, com o objetivo de ampliar o universo de conhecimento sobre a importância da recuperação do Rio Sorocaba e da preservação dos mananciais. A data também faz parte do Calendário Oficial de Datas Alusivas ao Meio Ambiente, instituído pela Lei Municipal nº 8.812/2009.

Um dos mais importantes rios do Estado de São Paulo, o Rio Sorocaba é o principal afluente da margem esquerda do Rio Tietê. Possui 180 km de extensão em linha reta e 227 km, considerando seu leito em seu trajeto natural. Além disso, é o mais importante manancial da região, onde 1,2 milhão de pessoas, além das indústrias e agricultura, utilizam suas águas.

É formado pelos rios Sorocabuçu e Sorocamirim, que se encontram no município de Ibiúna e vão se juntando com outras pequenas nascentes até o seu primeiro represamento, dentro dos limites do município de Votorantim, na Represa de Itupararanga. O Rio Sorocaba atravessa as cidades de Ibiúna, Votorantim, Sorocaba, Iperó, Boituva, Tatuí, Cerquilho, Jumirim e Laranjal Paulista.