Prefeitura de Nova Iguaçu avança no atendimento às vítimas de temporal

Prefeitura de Nova Iguaçu avança no atendimento às vítimas de temporal




A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Nova Iguaçu divulgou, nesta quarta-feira (17), novo boletim das consequências da chuva intensa que atingiu a cidade entre a noite de sábado (13) e a madrugada de domingo (14), com 315 ocorrências. Há 90 pessoas desalojadas e outras 11 desabrigadas na cidade. Desde domingo, o município está em situação de emergência.

Equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) estão visitando as residências das pessoas cadastradas para confirmar as informações e, em seguida, enviar os dados para o Programa Recomeçar, do Governo do Estado. No ato da visita, os moradores recebem kits de higiene pessoal e limpeza, colchonetes, roupas e cestas básicas, conforme a necessidade de cada um. Também está sendo feita busca ativa por moradores que não foram aos pontos, mas necessitam de auxílio.

“Nunca vi uma chuva como esta. Foi a pior da história, desesperador, pois a água subiu muito rápido. Perdi móveis dentro de casa e essa entrega dos kits ajuda bastante, pois vou poder higienizar minha casa com cloro”, disse a dona de casa Priscila Fernandes, de 39 anos.

Paralelamente, a SEMAS continua atendendo às vítimas da chuva que já possuem senhas para o cadastramento. A distribuição dos números foi encerrada na última terça-feira (16). Nesta quinta (18), o atendimento segue em quatro pontos nos bairros Caioaba, Comendador Soares, Moquetá e Valverde. Serão atendidos somente aqueles que tiverem em mãos senhas com a data do dia.

Pontos de Atendimento às famílias atingidas pelas chuvas em janeiro/2024 com senha para o dia 18/01/2024

1. MOQUETÁ
CREAS Moquetá
Endereço: Rua Goitacazes, 40, Moquetá, Nova Iguaçu

2. COMENDADOR SOARES
Escola Estadual Comendador Soares
Endereço: Rua Milton Silva, 120. Comendador Soares

3. VALVERDE
CRAS FAZENDA CABUÇU (VALVERDE)
Endereço: Rua Abílio Augusto Távora, s/nº, Praça do Valverde, Nova Iguaçu

4. CAIOABA
MINISTÉRIO DA TERRA PROMETIDA
Endereço: Rua Eduardo Fernandes 130, Caioaba, Nova Iguaçu

Para atender a população em caso de chuvas intensas, todos os 58 Pontos de Apoio e Abrigos Temporários da Defesa Civil estão mobilizados para, se necessário, abrigar quem precisar de um local seguro. Quem estiver em situação de risco deve ligar para os telefones: 199, 2667-5751 e 98160-9740.