Equipes do “HumanizAção” realizam força-tarefa no Jardim Zulmira e Praça da Bandeira e recolhem 1,5 tonelada de inservíveis – Noticias

Fotos: Divulgação

Por: Luís Gustavo Adabro

Uma força-tarefa do programa “HumanizAção”, envolvendo as secretarias de Gabinete Central (SGC), de Segurança Urbana (Sesu), com a Guarda Civil Municipal (GCM), percorreu, na tarde desta quarta-feira (27), a região do Jardim Zulmira, mais especificamente na ponte da Rua Humberto de Campos, Zona Oeste da cidade, além de atuarem na Praça da Bandeira, região central. O objetivo foi realizar abordagens sociais e oferecer acolhimento a pessoas em situação de rua, além de coibir e prevenir qualquer tipo de irregularidade eventualmente identificada.

Na região do Jardim Zulmira, 12 pessoas em situação de rua foram abordadas, sendo que três delas aceitaram encaminhamento ao SOS, clínica de reabilitação e vaga de trabalho. Já na região da Praça da Bandeira, quatro pessoas foram abordadas, porém, não aceitaram os atendimentos, apesar da perseverança das equipes especializadas em assistência social. Além disso, foram recolhidos 1,5 tonelada de materiais inservíveis deixados por pessoas em situação de rua como colchões abandonados, papelão molhado e pedaços de móveis velhos.

“Periodicamente, realizamos essa mobilização para reforçar, ainda mais, os trabalhos do programa ‘HumanizAção’, que ocorrem diariamente em toda a cidade. Com o apoio de outras Secretarias e suas equipes técnicas, podemos dar maior atenção aos locais onde identificamos uma maior presença de pessoas em situação de rua, atendendo também as solicitações de munícipes”, apontou o secretário de Governo, João Alberto Corrêa Maia.

Ações diárias

As equipes do programa “HumanizAção”, que atuam diariamente em diversos pontos da cidade, seguiram realizando, nesta quinta-feira (28), as habituais ações de abordagem social especializada a pessoas em situação de rua. Ao todo, as equipes prestaram atendimentos a 42 pessoas, sendo que 21 delas aceitaram receber acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS). Lá, são disponibilizados aos abrigados, além do pernoite, alimentação completa, roupas e toalhas limpas, banho e outros cuidados de higiene.

Ao longo do dia, foram percorridos pelas equipes os seguintes endereços: Avenida Domingos Júlio, Rua Sônia Bernúncio, Praça Mãe Preta, Largo do Líder, Avenida Dr. Afonso Vergueiro, Rua Miguel Felipe Gattaz, Avenida Engº Carlos Reinaldo Mendes, Praça Castro Alves, Rua Fagundes Varela, Rua Leopoldo Machado, Rua Imperatriz Leopoldina, Avenida Dr. Armando Pannunzio, Rua Fernando Silva Chaves, Praça Dr. Walter Leme dos Santos, Praça da Bandeira, Rua Antônio Soares, Avenida Itavuvu, Avenida Gen. Carneiro, Avenida Comendador Pereira Inácio, Rua São Bento, Rua XV de Novembro, Rua Dr. Álvaro Soares, Rua Padre Luís, Rua Cláudio Manoel da Costa, Rua Moreira César, Praça Nove de Julho, Praça Oxford e imediações da Rodoviária.

O programa “HumanizAção” é realizado de domingo a domingo, 24 horas por dia, de maneira integrada por equipes da Secretaria do Gabinete Central (SGC), Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), Secretaria da Cidadania (Secid), com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas junto à Divisão de Política para Pessoas em Situação de Rua, além da Secretaria da Saúde (SES). Também conta com o importante auxílio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Secretaria de Mobilidade (Semob) e Urbes – Trânsito e Transportes.

A população pode sempre colaborar com as atividades do programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp (15) 99666-2636, que atende 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania (Secid) e 153, da Guarda Civil Municipal (GCM).