Abertas as inscrições para castração de pets neste domingo

Cláudio Souza


Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos realiza no próximo domingo (22), das 8h às 18h, a castração gratuita de cães e gatos pelo castramóvel no bairro Dom Pedro 1º, na região sul. Os procedimentos, que incluem a microchipagem, serão na Emefi (Escola Municipal de Educação Infantil) Therezinha do Menino Jesus Soares do Nascimento (rua Francisco Carlos Barbosa, 200).

Os interessados podem fazer as inscrições nesta quinta-feira (19) e sexta-feira (20), das 9h às 15h no Poliesportivo Campo dos Alemães (rua Válter Dellu, sem número), e das 9h às 14h no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), que fica na rua Georges Williams, 581, no Parque Industrial, na região sul).

No sábado (23), ainda é possível inscrever os cães e gatos, das 8h às 12h, mas neste caso somente no Poliesportivo do Campo dos Alemães.

Serão disponibilizadas 230 vagas, sendo 200 para caninos e 30 para felinos.

A ampliação do atendimento gratuito do Meu Pet Feliz, programa permanente de castração e chipagem de animais, é mais um compromisso cumprido do Plano de Gestão 2021-2024.

Meu Pet Feliz

Quem tem cães acima de 20 quilos deve ficar atento, já que há apenas 15 vagas para animais desse porte.

Para o cadastro, é necessário ser morador de São José dos Campos, ter mais de 18 anos e apresentar cópia do RG, CPF e comprovante de endereço. O atendimento será conforme o número de senhas, que serão distribuídas até o esgotamento delas.

Desde 2018, foram realizadas mais de 23.500 castrações de pets, sendo 7.321 com apoio da unidade móvel. Além da cirurgia, é feita a microchipagem para identificação dos animais, minimizando abandonos, maus-tratos e furtos.

Critérios

• Os animais não podem ser usados para fins comerciais ou em competições.

• Todos devem estar em boas condições de saúde: não podem estar obesos, caquéticos nem apresentar doença, desgaste físico ou anemia.

• Fêmeas não devem estar no cio, prenhas ou amamentando no dia da cirurgia.

Idade: cães até 20 quilos (6 meses a 8 anos) e gatos (4 meses a 8 anos).

• Cães de 20 quilos até 40 quilos (6 meses a 6 anos) serão atendidos de acordo com a quantidade de senhas para essa categoria e capacidade da equipe médica veterinária.

Observações

• Poderão ser castrados até 2 animais por CPF.

• Não será permitida a entrada de acompanhantes nem pessoas com menos de 18 anos.

• Tutores que não comparecerem no dia da cirurgia com os respectivos animais não poderão fazer novas inscrições por 120 dias.

• Não serão castrados cães e gatos braquicefálicos (focinho achatado), felinos persas e caninos das raças pug, bulldog francês e inglês, boston terrier, boxer, shih tzu, lhasa apso, pequinês.

• ONGs, protetores independentes e pontuais, previamente cadastrados, poderão inscrever 4 animais por CPF do tutor de tos as regiões (o mesmo vale para cães mantidos com supervisão da proteção animal).

 


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde