‘Eu Posso Semear’ promove aula de campo para estudantes da rede municipal de ensino

Um grupo de alunos da Escola Municipal Augusto dos Anjos, no bairro do Cristo, viveu uma tarde diferente, nesta segunda-feira (9). Estudantes dos 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental embarcaram rumo ao Sítio Ponta de Gramame, na Zona Rural do município, para conhecer de perto o trabalho de produtores atendidos pelo programa de fomento ao empreendedorismo rural ‘Eu Posso Semear’, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest) de João Pessoa.  

A atividade extraclasse foi motivada por uma iniciativa que os alunos passaram a vivenciar na escola neste semestre. Por lá, eles estão dando vida a uma horta, dentro de um projeto intitulado ‘Plantando Saúde’. “Temos 30 estudantes inscritos. Na semana passada, plantamos couve, cebolinha, alface e coentro. Por ser algo diferente, eles estão gostando bastante. E decidimos trazê-los ao campo para que conheçam um pouco mais sobre o trabalho dos agricultores”, explicou a professora Maria José.  

No sítio, as crianças puderem conferir de perto como acontece toda a cadeia da agricultura familiar, desde o preparo do solo à colheita. Esse processo era uma grande novidade para a maioria dos alunos. Foi assim para Isadora Heloíse, de 10 anos. Ela começou a fazer experimentos em casa com a mãe, plantando tomate e pimenta. “Mas aqui é tudo maior. Vi plantações de berinjela, alface e coentro pela primeira vez. E gostei bastante. Inclusive, vou querer plantar mais coisas em casa”, disse.  

Para o diretor de Agricultura Familiar e Pesca da Sedest, Adriano Vasconcelos, é sempre uma alegria receber estudantes no campo. “É uma oportunidade não apenas de eles conhecerem de onde vem os alimentos, como também de estimularmos o consumo de produtos naturais e valorizarmos o trabalho dos produtores que tiram seu sustento da agricultura familiar, na nossa cidade. Todos saem ganhando com essa experiência”, concluiu.