56ª Semana Cassiano Ricardo se une à 9ª edição da Flim

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo se une à Afac (Organização Social de Cultura) e leva a 56ª Semana Cassiano Ricardo para a 9ª edição da Flim, a principal festa literomusical do Vale do Paraíba e uma das principais do Estado, que começa nesta sexta-feira (15), falando sobre o amor, no Parque Vicentina Aranha. Serão três dias de atividades gratuitas, para todas as idades, que celebram a literatura e a música num só evento em São José dos Campos. Confira, abaixo, a programação.

A Semana Cassiano Ricardo, evento que incentiva a leitura, a literatura e acontece em homenagem ao ilustre poeta, jornalista e ensaísta joseense, Cassiano Ricardo, vai ganhar uma mesa literária especial que celebra os 100 anos de sua entrada na imprensa profissional, ao ingressar como redator no jornal Correio Paulistano. A curadoria é do jornalista Júlio Ottoboni.

Com participação da jornalista Neide Duarte e do professor Ivan Marques, o papo ganha musicalidade com a presença de Zé Katimba que, ao lado de Gibi, compôs em 1972 o samba-enredo “Martim Cererê”, baseado em um poema do escritor modernista. A composição ajudou a escola de samba Imperatriz Leopoldinense a conquistar o 4º lugar, em uma época em que as primeiras colocações eram divididas sempre entre Portela, Mangueira, Salgueiro e Império Serrano.

Além da mesa literária, onde haverá a entrega do tradicional Troféu Cassiano Ricardo, a programação da Semana Cassiano Ricardo, na Flim, contará com a Alameda dos Poemas, com participações de escritores regionais, saraus, contação de histórias, entre outras ações.

Outra grande novidade é que, neste ano, a Flim vai para a comunidade, envolvendo alunos da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), da unidade do Campo dos Alemães, na região sul da cidade, em oficinas culturais e criativas, que resultarão em apresentações durante o evento. 

Sob a temática do amor

Com o tema “Além disso – O amor como prática”, partindo das reflexões de uma das principais intelectuais do nosso tempo, a pensadora estadunidense bell hooks, a Flim 2023 tem curadoria de Alice Penna e Costa, Tania Rivitti eBia Mantovani, com assistência de Maria Beatriz Machado. As convidadas trazem na bagagem vivências em diferentes frentes artísticas, como produção e gestão cultural, editoração, comunicação, educação, pesquisas, entre outras.

Durante os três dias de evento, a Flim celebrará a cultura com shows, mesas literárias, lançamentos de livros de autores regionais, sessões de autógrafos, ações formativas, oficinas, atrações infantis, intervenções artísticas e muito mais. 

Sobre a Flim

Ao longo de oito edições, a Festa Literomusical de São José dos Campos já envolveu 300 escritores convidados entre nomes nacionais e internacionais, realizou 55 mesas literárias, promoveu 30 shows musicais com grandes nomes da Música Brasileira, realizou 250 ações na sua programação paralela entre oficinas, atrações infantis e de fomento à literatura, impactando ao longo de sua trajetória mais de 200.000 pessoas. 

A Flim 2023 é um oferecimento do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (Proac ICMS), com parceria Institucional da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e realização da Afac (Associação para o Fomento da Arte e da Cultura), da Prefeitura Municipal de São José dos Campos e da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, além de contar com apoio de patrocinadores. 

** Texto colaborativo da jornalista Laís Reis

Programação Semana Cassiano Ricardo

De 15 a 17/9 | 9h às 21h
Alameda dos Poemas 

15/9 (sexta)
Das 13h30 às 16h – Flim na Comunidade, no espaço Grão de Amor

16/9 (sábado)
Das 9h às 9h50 – Contação de Histórias, com Anny Bertholiny, no espaço Grão de Amor
Das 11h às 13h – Workshop de Escrita Visual com Neide Duarte: Construindo Narrativas a partir de Imagens (20 vagas por ordem de chegada), no espaço Pra Sonhar
15h – Mesa Literária “Cassiano, o poeta múltiplo” Com Neide Duarte, Ivan Marques e Zé Katimba, mediação Júlio Ottoboni, no espaço O que é o amor?
Das 16h às 16h50 – Show de Encerramento Traça e Traço com Canta e Conta, no espaço Grão de Amor
19h – Sarau para Cassiano, no espaço Sarau Espalhe Amor

17/9 (domingo)
11h30 – Show Duo Àvuà, no palco Beleza Pura